sábado, 17 de setembro de 2011

Os 4 Ps do Marketing

Pressão Psicológica Promocional Perversa
 
Essa foi D+.
 
Recebi um e-mail marketing do Guia de Motéis ameaçando incentivando os namorados a levarem suas namoradas ao motel. Teria sido super legal se não fosse o título escolhido para o tema:
 
"Leve sua namorada ao motel antes que outro a leve!" 
 
Sou profissional de marketing e atuo com atendimento ao cliente há anos e sempre me ponho a pensar no vocabulário que vou utilizar para redigir uma proposta ou um e-mail, tomando cuidado para não ser agressivo na construção do texto.
 
Fiquei indignado com o título e decidi responder ao e-mail quando percebi que, no rodapé só havia o endereço de envio (news@guiademoteis.com.br) sem a assinatura de um resonsável.
 
O título gera muita discussão por parecer machista ao considerarmos que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens na traição e, apesar de eu apoiar a igualdade, não é este meu intuito aqui e sim observar a agressividade subjetiva inserida por traz do texto.
 
Vejam minha mensagem (que retornou) e digam se estou exagerando.
 
 
Prezados Senhores.

Entendo que a mensagem para incentivar um namorado a levar sua namorada ao motel deva ser estimulante, mas francamente, em nenhum momento o responsável por essa campanha parou para pensar que uma mensagem dessa pode denegrir a imagem da namorada em questão?

Não estou dizendo que se o gênero fosse invertido a mensagem teria minha aprovação. Longe disso. Aponto aqui a imagem da mulher tão banalizada pela publicidade em nosso mundo machista para incentivar as vendas.
 
Afinal de contas se "eu" não levar minha namorada ao motel um outro vai levá-la... isto significa dizer que "ela" não valoriza nossa relação ao ponto de ir pra cama com qualquer outro rapaz? Ou será que meu relacionamento está tão ruim assim que "ela" pode considerar ir pra cama com outro a qualquer momento? Então se "eu" a levo ao motel por causa dessa campanha seria apenas por receio de não correr riscos com o Ricardão?

É sabido que a fidelidade está muito em baixa hoje, mas isso não significa que deva ser explorada comercialmente a qualquer custo. Vocês deveriam pensar muito antes de lançar uma campanha tão agressiva como esta até porque acredito que o maior número de casais que vão ao motel são namorados em início de relacionamento no qual a paixão de um pelo outro está altíssima.
 
Ler uma mensagem como: "Leve sua namorada ao motel antes que outro a leve!" pode causar muito constrangimento.

Abraços de seu Leitor.

2 comentários:

  1. Sabe Eduardo, eu não entendo nada de marketing. Mas creio que o objetivo não tenha sido ofender suas namoradas. Acredito até que levar sua gata ao 5 letras é uma forma de tirar o relacionamento da rotina.
    No lugar desse cara, eu cagaria mole pro que vc pensa. Acredito mesmo que a frase tem um tom de provocação e que essa é a grande sacada deles. Que nem a propaganda da sandy para a cerveja devassa que um monte d egente ficou malhando e eu achei sensacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahahahah o meu namorado me mostrou essa mensagem ontem pra mim... e fez uma cara de triste, até tiramos sarro desse e-mail... mas eu achei uma jogada legal rs...

    Tem muito homem que acha que só porque mora sozinho não precisa ir ao motel de vez em qdo. Arroz com feijão às vezes emjoa mesmo rs

    Kisu!

    ResponderExcluir