domingo, 10 de outubro de 2010

10/10/10 - Mais que uma data


Caros leitores essa é uma história forte e acreditem, foi muito difícil de redigi-la, pois fiquei horas a fio tentando selecionar cada cena e palavra para contar algo muito profundo sobre parte da minha vida.

Certas situações em nossa vida tornam-se divisores de água e mudam completamente o enredo de uma história, mas nem sempre ocorrem de forma fácil ou agradável.
Há exatos 6 anos eu passava por um período muito, muito, muito conturbado devido à falta de grana, discussões e pressões familiares pesadas e um emprego detestável. Brigas, fome, abandono, banhos frios no inverno eram algumas dessas pressões.
E neste cenário me vi forçado a sair de casa com 32 anos de idade. Sim, também acho que demorei demais para tomar essa decisão, mas os medos e a falta de confiança em mim eram muito grandes e me impediam de assumir minha própria vida.
Além de alguns amigos, eu tinha ao meu lado (acho que para equilibrar as forças e me dar coragem para enfrentar tudo isso) uma pessoa incrivelmente excepcional.
R. L. S. sempre me apoiou de forma incondicional, foi minha namorada, amiga, confidente, companheira e hoje sei que se não tivesse esse anjo em minha vida certamente não estaria aqui escrevendo.
Alugar uma casa sem possuir certa estabilidade causava em mim um temor enorme de ser despejado caso não conseguisse pagar o aluguel, mas a vida me "empurrava" cada vez mais para isso, como se soubesse que eu seria capaz de realizar tal façanha.

Por mais de seis meses procurei incansavelmente um local para morar e vi todo tipo de imóvel, mas entre as dificuldades que encontrei, por não ter fiador e nome limpo, o que mais me incomodava era ouvir. (e ouvi muitas vezes).
- Você tem cachorro?
- Sim, tenho uma cachorra.
- Então não posso alugar a casa pra você. Aconselho você a abandoná-la na rua ou mandá-la para Zoonoses?
- Jamais abandonarei minha Morgana, ela está comigo e vai morrer comigo. Você abandonaria um filho seu?

E continuei a busca até que um dia encontrei um local com 5 casas no quintal, água e luz incluídos no valor do aluguel. Pensei: é aqui.

Paguei 2 meses de depósito com a economia que fiz junto com a grana que recebi pela meta atingida como operador de telemarketing de uma escola de informática.
Era um domingo (10/10/04) um dia nublado como o de hoje, trabalhei pela manhã num evento e às 20h chamei meus amigos para me ajudarem com a mudança. Entre os meus pertences havia algumas peças de roupas, um colchão, uma panela, um fogão de acampamento e minha Morgana.

Preparei os dois últimos ovos e fiz torradas com um pãozinho duro que ainda tinha e dividi com minha inseparável amiga Morgana ouvindo Breaking all the rules. Foi uma das melhores refeições que provei. Lembro-me da sensação de liberdade, de alívio das pressões e das possibilidades que se abriam a minha frente.

Há 3 anos, eu e  R. L. S. nos separamos e perdi contato. Hoje vejo como era ridículo meu medo e sei que sou capaz de enfrentar outras adversidades que possam surgir.

[Onde quer que você esteja hoje R. L. S. desejo do fundo de todo o meu coração que esteja bem. Eu sempre te disse: eu te amo, mas poucas vezes eu disse: obrigado, e quase nenhuma vez eu disse: desculpe-me. Portanto, obrigado por estar ao meu lado e desculpe se causei dor.]

3 comentários:

  1. "Breaking all the rules" é uma das minhas musicas preferidas do Peter Framptom e parece ter sido uma trilha sonora inspiradora naquele momento.
    Ter um grande companheiro e incentivador em momentos difíceis ao nosso lado é sempre muito bom. Pelo visto você tinha duas: R e a Morgana.
    Reconhecimento e pedido de desculpas é muito importante. Mesmo que 3 anos depois. Poucos são capazes disso. Quem não se dá conta na hora, a vida cuida de demonstrar...

    ResponderExcluir
  2. Como dizia um velho bordão...Tem pessoas que passam em nossas vidas pra deixar um pouco de si e levar um pouco de nós. É bem isso mesmo. Às vezes, mesmo por um breve momento, elas e nós somos importantes para o crescimento de ambos... Que bom que vc teve uma pessoa super especial que passou na sua vida, de certa forma ela tb deve ter considerado vc especial em alguns momentos também... Uma pena que nem sempre conseguimos fazer nossa mensagem chegar à pessoa...

    Kisu!

    ResponderExcluir
  3. Vou seguir seu conselho e não falar nada. =)
    Tenha fé! :)
    ;*

    ResponderExcluir