terça-feira, 21 de setembro de 2010

Alquimista do tempo

Não tenho talento nem conhecimento para transformar tudo em ouro como buscavam os alquimistas na idade média. Mas transformei minha segunda-feira em domingo.
Acordei tarde, para ser exato, ao meio dia com direito a rolar na cama por mais 40 minutos. Então me levantei, tomei um beeelo banho, vesti o que mais gosto: calça e camiseta pretas. Tomei um breve café da manhã... Ops... da tarde e saí. Sem pressa. Sem atropelo. Sem compromisso com horário levando apenas um livro da coleção Reader’s Digest para distrair-me durante a viagem até o Aquário de São Paulo.
Com ônibus e metrô vazios pude realmente me sentir num dia de feriado.
Não imaginava que a vida marinha fosse tão rica e diversificada. Os corredores em zig-zag com paredes imitando uma caverna e a penumbra faz você se sentir um verdadeiro explorador numa viagem ao fundo do mar (e não falo daquele antigo seriado).
Entre Pirarucus, Carpas, Peixes-Boi, enguias e jacarés albinos (todos identificados com nome popular e científico) um dos pontos altos da “exploração” foi o submarino que possibilita a você ver de todos os ângulos arraias e tubarões nadando a sua volta como se você estivesse numa bolha no fundo do mar.
Em outra ala (seca) é possível ver réplicas de animais pré-históricos como T-Rex e um viveiro de morcegos de verdade como o “raposa voadora”, que tem esse nome por parecer com uma raposa, mas o impressionante é sua envergadura: 2 m de asa. Eu de braços abertos tenho 1,70. Dá pra imaginar?
Terminada a “expedição” decidi esticar até a Paulista para caminhar. Adoro caminhar, pois além de me acalmar quando estou nervoso é excelente para o coração (dizem os médicos).
É curioso observar como nossa visão muda ao ver a cidade pulsar quando estamos à margem do cotidiano da maioria das pessoas em plena segunda-feira. Pessoas voltando para seus lares, outros iniciando seu expediente ou a caminho da faculdade e alguns num happy hour nos bares do metro² mais caro de SP.
A noite chegou e com ela a típica chuva de uma cidade que vive as quatro estações do ano no mesmo dia. Aproveitei que estava no Shopping Paulista para ir à lotérica retirar o benefício de quem está em “férias”: Seguro desemprego.
De volta ao metrô, a caminho de casa, resolvi fazer uma última parada no Shopping Tatuapé para atender ao chamado do estômago. Entre as opções que meu bolso permite, escolhi o Self do Habib’s. Arroz a grega, feijão, calabresa assada, abobrinha recheada, filé de frango à milanesa, salada e suco natural de laranja. Quase 1 kg de refeição.
Saboreei o prazer de cada garfada e de estar em companhia de alguém que já não via há algum tempo: a minha.

Quem quiser visitar o Aquário de São Paulo:
www.aquariodesaopaulo.com.br
Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga (a 10 minutos do metrô Santos Imigrantes)
Fone: 2273-5500
Ingressos: R$ 30,00 (às segundas R$ 15,00)
carteirinha de estudante não tem desconto

3 comentários:

  1. Ah, eu gosto muito de caminhar (bom pra pensar :B), pena que o clima daqui não seja tão estimulante. Só à noite mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha hein!
    É bom se permitir um pouquinho que seja. Sentir que a sua vida te pertence, ter pequenos prazeres, sem pressa, sem ficar marcando no relógio...
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fui no aquário de SP... que graça que tem de ir sozinha? rsss o self do Habib´s é uma delícia eu geralmente como no Shop. Interlagos...

    Kisu!

    ResponderExcluir